São 198 unidades de BLH e 81 Postos de coleta em todos o país, prestando assistência gratuita à população, coletando, estocando e distribuindo litros de leite humano , controlando sua qualidade e promovendo a amamentação.
País de tantos recordes negativos, o Brasil pode se orgulhar, hoje, de contar com a maior rede de Bancos de Leite Materno do planeta, revela João Aprígio Guerra deAlmeida, presidente da Rede Nacional de Bancos de Leite e chefe do Banco de Leitedo Instituto Fernandes Figueira - IFF da Fundação Oswaldo Cruz- FioCruz, centro de referência nacional. Para chegar aos números atuais e à filosofia que hoje norteia a rede, Aprígio conta que o IFF, investiu muito nesse projeto, e precisou mudar o paradigma sobre o qual se trabalhava no passado.
NESTE ESPAÇO REPASSO : #HISTÓRICO do nosso BLH e nossas atividade. #AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SITEWWW.ALEITAMENTO.COM
Comprovem como vários orgãos trabalham em prol do ALEITAMENTO fiquem por dentro !!!
Rede Amamenta Brasil
REDE AMAMENTA BRASIL
Os resultados das políticas públicas em favor do aleitamento materno no Brasil ocupam lugar de destaque no cenário internacional. O País tem conseguido, mediante a implementação de ações estratégicas integradas, fazer frente à agressividade do marketing da indústria de alimentos para lactentes e diminuir o desmame precoce e o seu desastroso impacto sobre a saúde infantil.
AMAMENTA BRASIL
Rede Amamenta Brasil É uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.
Acesse o Caderno do Tutor da Rede Amamenta Brasil
Torne-se Amigo da Criança
Reportagem do Jornal Nacional. <> No método brasileiro, cada vidro de leite especifico ,recebe um nº e um programa de computador. Procura entre todas as doações a que melhor atende à necessidade de cada criança. Não há mistura. Uma técnica desenvolvida em BLH do Brasil está ajudando na recuperação de bebês prematuros em outros países O leite que sobra depois da mamada é recolhido uma vez por semana no RJ pelo carro do Corpo de Bombeiros. Em Vitória no ES, é a Polícia Militar que leva as doações. A BOA VONTADE é igual a do resto do mundo, mas as semelhanças param por aí. Chegando aos BLHs brasileiros, as doações encontram laboratórios duas décadas à frente dos blhs dos países mais desenvolvidos do planeta. Nos EUA, por exemplo, todas as doações são misturadas em uma espécie de panelão.Depois de passar por um tratamento térmico, o leite é padronizado e distribuído em garrafinhas, com uma perda irreparável. "Se perde a oportunidade de exatamente explorar as especificidades porque na verdadenão existe leite humano, existem leites humanos e esse é o grande diferencial" afirmou o coordenador da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, João Aprígio de Almeida. No método brasileiro, cada vidro passa por uma análise simples mas reveladora, quanto mais rosa maior a acidez da amostra. Basta girar na centrífuga uma quantidade menor que uma gota de leite para ver na faixinha escura que diz o teor de gordura desse leite. Em menos de quinze min. as diferenças aparecem. Uma amostra tem mais conteúdo de cálcio, outra maior de gordura e outra maior de proteína. Cada vidro recebe um nº e um programa de computador que procura entre todos doados e pasteurizados a que melhor atende a necessidade de cada criança. O resultado da téc. , desenvovida por pesquisadores brasileiros, impressiona em todos os casos, as crianças se restabelecem muito mais rapidamente do que quando se usa leite materno misturado, como se usa nos EUA e em vários países da Europa. A nossa tecnologia do Leite-Remédio virou referência Mundial, 22 países montaram seus bancos de leite com a ajuda do Brasil. O próximo país a adotar essa tecnologia do BLH brasileiro vai ser a Espanha já no próximo mês.
Repórter Flávio Fachel Entrevistado : Coordenador João Aprigio
Dr. Franz Novak.
Prêmio.
FATORES DE PROTEÇÃO DO LEITE HUMANO
Mais uma vez Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi premiada, desta vez, através da apresentação do professor Franz Reis Novak: “Fatores de Proteção do Leite Humano”, na XIV Jornada Nacional de Pediatria “Eduardo Villar Palma”, realizada na cidade de Lima/República do Peru, no período de 09 a 11 de Julho.
O pesquisador da Fiocruz, Franz Reis Novak, recebeu a Medalha “Caballo Peruano de Paso” por sua apresentação ter sido considerada uma das que mais estimularam aos 956 pediatras participantes a adotarem o Aleitamento Materno em sua prática clínica.
Leite Doado !
HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA
Inserida na Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) encontra-se a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), lançada em 1991 e adotada por mais de 20.000 hospitais em cerca de 156 países, incluindo o Brasil.
Título conseguido pelo HCE em 2001
Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano Este Programa de Cooperação na Região Ibero-
www.iberblh.icict.fiocruz.br/
PROGRAMA IBERO-AMERICANO DE BLH
Este Programa de Cooperação na Região Ibero-Americana é orientado para a troca de conhecimento e tecnologia nas áreas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano.
Até o momento, dos 22 países signatários da Cumbre, já fazem parte do Programa 8 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Template feito para BLH-HCE pela Cap Valéria ( FUSEX)
Nenhum comentário:
Postar um comentário